segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Uma carta, um livro, muitos sonhos


Sejam bem-vindos ao nosso blog!

Nada melhor do que iniciarmos nossas postagens com a principal razão da nossa luta: o desejo de transformação das vidas e histórias que estão sendo destruídas pelo cárcere. Escolhemos uma carta que recebemos do Daniel, que está preso há 12 anos em regime fechado, para compartilhar com vocês, pois o conteúdo dela tem muito a ver com nossas aspirações: ele, como nós, afirma ser um sonhador e, mais do que isso, acredita na realização de seus sonhos.




"19/01/2011
P/ Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG
Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão em Psicologia do Trabalho
“Fafich”

"Professora "Vanessa Andrade Barros", Eu: “Daniel Tiago da S.V. recuperando da “P. Jason S. Albergaria” participei da pesquisa realizada no dia 06/10/2010 com “detentos” que trabalham e que procuram uma ressocialização dentro das unidades prisionais. Na ocasião fui entrevistado pela pesquisadora “A.P.”. Espero que essa pesquisa que foi realizada sirva para o meio acadêmico ver que é possível investir na recuperação de seres humanos, que tiveram de certa forma uma dificuldade de ter tido uma família que passasse princípios e bons exemplos. Claro que isso jamais pode servir de subterfúgios para cometer "crimes", mas não deixa de ser um fator contribuinte.
Eu fui além, estudei, encontrei amparo na fé cristã, tenho o “ensino médio” e pretendo quando quitar meu débito com a justiça, prestar vestibular para “letras”, pois pretenciono ser um “escritor”.
Já bati em várias portas na sociedade para a publicação dos livros que escrevi ao longo de “12 anos” recluso. Escrevi “romances” e tenho até uma “complexa teoria” de como “erradicar” toda a “desigualdade social” e todo “preconceito” que existe por parte do “poder público” ao ex-presidiário.
Gostaria muito de interagir com os estudantes e professores desta “Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas”. Foi enviado para esse endereço um “Xerox” de um livro meu, feito do próprio punho, de forma arcaica mas legível e bem pontuado. Esse material foi enviado via “sedex” pela “vice-diretora” desta unidade, digo vice-diretora da escola de ensino fundamental “Srª T.M.” e por ser também bibliotecária, ao ler minhas “obras” se propôs a divulgá-las na tentativa de que portas se abram para meu regresso a sociedade. Creio que dá tempo e descarto a hipótese de que tudo o que tenho lutado para conquistar seja uma “utopia”.
Aqui pra mim não é muito fácil pois estou sem visitas desde que meus pais faleceram. Tenho 31 anos e desde os 18 anos estou no sistema prisional. Sou filho de ex-presidiário e logo após terminar o ensino médio aos “17 anos” sem jamais ter tido sequer uma repetência...
Gostaria de receber o respaldo da “professora” no sentido de ler meu “Romance” e enviar uma crítica, uma avaliação, pois tem todos os ingredientes para ser um “sucesso” pois contém crítica social, ironia e lições de cidadania. As pessoas que leram se surpreenderam pois não encontraram respostas, como um ser-humano como Eu que não tenho nenhum ente, que vive em um deserto afetivo há anos, teve capacidade de escrever um romance, simples, mas de uma riqueza de detalhes literários sem precedentes diante de total desinformação com o mundo exterior.
Contudo, que o “Deus” que mudou meu caráter e minha índole possa fazer de você Professora “Vanessa de Andrade Barros” um  instrumento de minha reintegração à sociedade. Obrigado.


Para o momento, também gostaríamos de compartilhar a mensagem de Eduardo Galeano sobre o "Direito de sonhar":





Forma de contribuição:


Estamos arrecadando doações para publicar o primeiro de três livros escritos por Daniel, que ainda se encontra privado de liberdade.


Sinopse: O livro "Paradoxo de Vidas" conta a história da amizade entre David, filho de uma família rica moradora da Savassi, um dos bairros mais nobres de Belo Horizonte, e Saul, um jovem negro morador da favela da Serra. Os dois terão seus destinos cruzados e suas vidas transformadas a partir deste encontro.


Se quiserem contribuir entrem em contato conosco para mais detalhes através de nosso email: sociedadesemprisoes@gmail.com ou em nossa página do Facebook.

3 comentários:

  1. que lindo, ficou doidimais! Sou seu fã sociedade! Conte sempre com este humilde ex recuperando. Greg

    ResponderExcluir
  2. sociedade, mais um passo dado, muito luz em seu caminho, e que continue iluminado o caminho de tantas pessoas! Greg

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Greg. Vibrações positivas são sempre muito bem vindas!

    ResponderExcluir